segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Gênesis 2:5 - Não havia ainda nenhuma planta na terra, e nenhuma erva no campo tinha ainda brotado; porque Deus Jeová não tinha feito chover sobre a terra. Não havia homem que cultivasse o solo,

Note que esse relato dirige nossa atenção para o  "terceiro dia da criação" sobre o qual tratamos nas postagens de Gênesis 1:11-13


Alguns afirmam que se falar da criação das plantas aqui é uma contradição, indicando que o homem foi criado antes das plantas. No entanto, o verso é claro em dizer que na época citada nele não tinham sido produzidas as plantas e a vegetação da Terra e nem o homem  tinha sido criado. Ou seja, o relato dirige nossa atenção para o terceiro dia, depois do solo ter surgido, mas antes da criação das plantas. Estamos sendo direcionados pelo relato para um ponto da história contada no capítulo 1 e não recontando a história da criação.


Nossa atenção é dirigida para esse dia para que consigamos entender sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal e sobre a árvore da vida. Ser mencionado o terceiro dia indica que elas eram árvores comuns. Cresceram a partir de espécies de árvores que foram criadas neste dia.


Menciona-se essa época como uma em que ainda não havia chovido sobre a Terra. Se retomarmos as postagens sobre o segundo dia da criação (Gênesis 1:6-8) vemos que foi neste dia que a evaporação das águas "debaixo da atmosfera" começou a ocorrer.  Por isso que por volta dessa época ainda não tinha ocorrido chuvas. A terra tinha acabado de emergir com a redução da água na superfície e a formação de nuvens pela evaporação. (Gênesis 1:9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.