domingo, 16 de setembro de 2018

Gênesis 1:11 - E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

Aqui neste verso Deus menciona a produção da vida vegetal. Note que os dois dias anteriores prepararam o terreno para que a vida vegetal pudesse ser criada.


Inicialmente, no primeiro dia criativo, se garantiu que a luz solar atingisse a superfície. Depois, durante o segundo dia, foi formada a atmosfera, sendo que sua composição era rica em gás carbônico. Isso permitiria que os vegetais clorofilados que seriam formados no terceiro dia criativo pudessem realizar a fotossíntese.


Alguns afirmam que existe um absurdo nas plantas terem sido criadas no terceiro dia sem que se tivesse o sol, que afirmam ter sido criado no quarto dia, para a realização da fotossíntese. No entanto, como já esclarecemos na postagem sobre Gênesis 1:1, o Sol foi criado junto com o Universo no que a Bíblia chama de "princípio" e a Terra sempre girou em volta do Sol.


Adicionalmente, Gênesis 1:3 esclarece que a luz solar atingia a superfície da Terra desde o primeiro dia criativo e todos sabemos que para a realização da fotossíntese é necessário apenas que haja luz e não que o disco solar esteja visível na atmosfera terrestre.



Não sabemos os detalhes sobre a criação da vida vegetal. Sabemos apenas que ela foi criada segundo sua espécie. A palavra "espécie" na Bíblia difere um pouco da espécie segundo a classificação taxonômica atual. Na Bíblia, a palavra "espécie" se refere a determinado ser vivo que consiga se reproduzir, gerando outros semelhantes a ele. Então, "laranja" é uma só espécie bíblica, embora a ciência classifique a laranja em diversas espécies, tais como laranja (Citrus sinenses), tangerina (Citrus reticulata) e  laranja lima (Citrus limettioides).


Veja detalhes no link:
https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/cultivos/citros


Na Bíblia, o limite da espécie é quando os gametas de duas plantas se cruzam, mas não acontece a reprodução. Esse é o limite da espécie na Bíblia. Veja detalhes na postagem a Gênesis 1:21 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.