segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Gênesis 2:4 - Esta é a história das origens dos céus e da terra, no tempo em que foram criados: Quando o Senhor Deus fez a terra e os céus,.

Aqui se traduz a palavra hebraica yohm por tempo. Essa palavra significa, literalmente "dia". Mas, assim como hoje, a palavra dia tem vários significados, na época em que Gênesis foi escrito também tinha. Dia pode significar um período de 24 horas ou o período em que existe luz ou o período em que algo importante aconteceu. No caso desse versículo essa palavra se aplica ao tempo em que Deus formou os céus e a Terra e engloba bilhões de anos. Não significa que a Bíblia afirme aqui que Deus criou tudo em 24 horas, assim como  ela não diz que Deus criou tudo em 6 dias de 24 horas (detalhes nas postagens sobre Gênesis 1).

Alguns acreditam que aqui se conta uma segunda história da criação. A partir dessa ideia tiram diversas conclusões equivocadas, tais como que Adão teve outra esposa, ou que foram criados outros humanos antes de Adão e Eva. Detalhes sobre tais conclusões serão apresentados nos versos específicos.

No entanto, não se trata de outra história, mas da mesma. Aqui se inicia um outro relato sobre a mesma história com o objetivo de contar algo que ocorreu depois que o sétimo dia da criação já tinha começado.  O relato está aqui para que entendamos o que representou a guarda do sábado semanal e para entendermos o que significa violar o "descanso" de Deus.

Esse relato não tem por objetivo contar a ordem geral dos acontecimentos, mas sim relatar como se deu a rebelião do homem contra Deus. Para compreender o relato e perceber que ele não contradiz o relato de Gênesis 1, precisamos ter isso em mente. Os detalhes serão analisados nos versos específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.