sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Gênesis 1:28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Temos vários pontos a destacar:


1) Esse verso torna claro que o relacionamento sexual entre homem e mulher não foi o pecado original. A relação sexual entre um homem e uma mulher  que estão legalmente casados não é pecado.


2) Embora se mencione o nascimento de filhos como consequência natural do casamento, esse não é o único objetivo do casamento. Gênesis 2:20, 23,24 esclarece que a mulher foi produzida como companheira para o homem e não apenas como a mãe de seus filhos.


Foi mencionado especificamente a procriação neste caso porque era diferente do que havia sido feito em relação aos anjos, que são criados um por um. Tem, portanto, caráter informativo e não visa proibir o controle de natalidade, por exemplo. Cada casal deve decidir por si mesmo quanto ao controle de natalidade, somente levando em conta o que a Bíblia diz sobre a santidade da vida.



3) Alguns utilizam este verso para justificar o tratamento cruel dado aos animais. Tais pessoas afirmam que Deus deu a terra ao homem e que o homem pode fazer o que quiser com ela e tudo o que existe nela. De fato é verdade que a terra foi dada ao homem e está sob o domínio da raça humana até hoje.


Devemos nos lembrar, no entanto, que antes do pecado o homem não trataria os animais com crueldade e nem destruiria o planeta. Após o pecado esse domínio continuou a existir como uma proteção para o humanos. Para que os animais tivessem medo de nós e, via de regra, não nos atacassem.


No entanto, isso não justifica a crueldade humana contra os animais e nem a exploração desenfreada do planeta que a ganância humana tem produzido. Apocalipse 11:18 garante que Deus vai arruinar os que estão arruinando a Terra e que não estão cumprindo seu papel de tomar conta dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.