quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Gênesis 2:10-14 - O rio do Éden

"E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates."



Esses versos identificam o rio que regava o Éden. Ele se dividia em quatro rios chamados na Bíblia de Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. Os rios Tigre (Hidequel) e Eufrates são conhecidos até hoje, a localização dos outros dois se perdeu.


Embora isso ajude a ter uma ideia de onde pode ter sido o jardim do Éden não devemos nos esquecer que o dilúvio alterou o superfície da Terra e mudou o curso de tais rios. Isso é claramente indicado nos versos, quando diz que os quatro tinham uma mesma nascente que depois se dividia, como em um rio que deságua em um delta. Não é possível ver essa junção dos dois rios hoje, embora pelo curso atual deles podemos deduzir que ela ocorria em algum lugar da Armênia.



A menção da terra de Havilá e de Cuxe mostra que o relato foi escrito depois que tais povos já tinham se estabelecido nestas regiões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.