sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Gênesis 2:19 - Iahweh Deus modelou então, do solo, todas as feras selvagens e todas as aves do céu e as conduziu ao homem para ver como ele as chamaria: cada qual devia levar o nome que o homem lhe desse.

Aqui temos diversos pontos a analisar:

1) Quem deveria complementar o homem? Este verso torna claro porque Deus levou os animais até o homem. Por incrível que pareça alguns dizem que Deus fez isso para que o homem escolhesse dentre eles uma companheira para si e, quando o homem não se agradou de nenhum, Deus decidiu criar a mulher.

Evidentemente isso não foi assim, pois como vimos, Deus expressara sua intenção de criar uma esposa para o homem ANTES de levar os animais ao homem e DEPOIS de já ter criado os animais. (Veja postagem a Gênesis 2:18 e as explicações no número 2 abaixo, para detalhes)


Deus levou os animais ao homem a fim de que Adão desse nomes a eles. Evidentemente, Deus não apresentou apenas o leão a Adão, ele apresentou o leão e a leoa, o tigre e a tigresa e assim por diante.

A intenção de Deus não era que Adão escolhesse uma companheira dentre os animais mas, antes, que percebesse que tais animais tinham uma companheira e ele não. Era Adão que tinha que perceber que os animais não poderiam ser um complemento dele e não Deus. 






2) Quando os animais foram criados? A palavra ENTÃO na tradução que utilizamos inicialmente neste verso dá a impressão que  Deus poderia ter criado os animais depois que já tinha criado o homem, mas este não é o caso. Uma consulta a outras traduções da Bíblia torna claro que aqui não se especifica o instante em que os animais foram criados, apenas se menciona que Deus os criou. O capítulo 1 de Gênesis é que dá detalhes da ordem da criação. Observe outras traduções, como por exemplo:

Havendo, pois, o Senhor Deus FORMADO da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

Gênesis 2:19




Da terra FORMOU Deus Jeová todos os animais do campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem para ver que nome lhes daria: o nome, que o homem deu a todo o ser vivente, esse foi o seu nome.

Gênesis 2:19




Tendo, pois, o Senhor Deus FORMADO da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome.

Gênesis 2:19




A palavra ENTÃO na tradução para o português que usamos no verso do título da postagem causa ambiguidade porque dá a entender que os animais ainda estavam sendo criados naquele mesmo instante. No entanto, uma comparação de traduções mostra que o original não necessariamente transmitia essa ideia, mas sim a ideia de que Deus já havia feito os animais numa ocasião anterior.

Note como a versão em inglês usada pela Bíblia do Cético, confirma isso:

And the LORD God said, It is not good that the man should be alone; I will make him an help meet for him. And out of the ground the LORD God FORMED every beast of the field, and every fowl of the air; and brought them unto Adam to see what he would call them: and whatsoever Adam called every living creature, that was the name thereof. 

Gênesis 2:18

Uma olhada no Google tradutor mostra que FORMED se refere a uma ação ocorrida no passado e não a algo que ainda está ocorrendo:

https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR#view=home&op=translate&sl=en&tl=pt&text=formed

Portanto, Deus criou primeiro os animais. Depois criou o homem, o estabeleceu no Éden e daí levou vários animais até o homem para que o homem desse nomes a eles.


3) Outro ponto a destacar é que Deus levou, neste momento, animais selvagens e aves para que o homem desse nome a eles. Deus não levou ao homem todos os seres vivos que havia criado, nem os peixes do mar, nem outras criaturas marinhas, nem insetos, nem seres unicelulares e outros. O objetivo de Deus não era que o homem desse nome a todas as criaturas viventes nesse momento, mas que o homem percebesse que ele não tinha uma companheira como complemento dele.

Assim que o homem percebeu que os animais levados até ele tinham uma companheira e ele não, Deus disse a ele a intenção de criar uma companheira para o homem.

O homem se encarregaria de dar nome às outras criações de Deus, depois, durante o decorrer do sétimo dia. De fato, o homem ainda não conseguiu catalogar todos os seres vivos existentes em nosso planeta. Essa ordem dada ao homem por Deus continua sendo cumprida até hoje. Toda vez que é encontrada uma espécie desconhecida os homens dão um nome detalhado a ela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.