domingo, 16 de setembro de 2018

Gênesis 1:16 - Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; e fez também as estrelas.

Aqui alguns afirmam haver um erro quando se chama a Lua de luzeiro ou luminar, já que ela reflete a luz do Sol, não emitindo luz própria. Mas uma breve pesquisa num dicionário ajuda a ver que "luzeiro" pode se referir a algo que brilha intensamente e não somente a algo que tem luz própria.

Veja o segundo sentido de luzeiro em

 https://www.google.com.br/search?q=luzeiro+significado

Adicionalmente, conforme esclarecemos na postagem a Gênesis 1:14 aqui não se trata da criação do Sol e da Lua, mas apenas de Deus ter tornado possível, pela modificação da atmosfera, que os corpos celestes que  estavam ligados à luz que se tornou visível a partir do primeiro dia fossem visíveis na superfície da Terra.

Que se trata disso pode se ver em Gênesis 1:17 que destaca que Deus colocou tais luzeiros no "firmamento" ou na atmosfera terrestre. Uma vez que nem o Sol, nem a Luz estão na fina camada da atmosfera terrestre que forma nosso céu azul é evidente que aqui se fala sobre o brilho de  tais corpos celestes na atmosfera terrestre.


Alguns afirmam ser uma contradição dizer que a Lua preside a noite, já que ela se move metade do tempo pelo céu durante do dia.

Uma observação atenta do céu, no entanto, ajuda a perceber o que isso significa. Quando a Lua aparece de dia o brilho que ela reflete é praticamente ofuscado pelo intenso brilho do Sol, de modo que é o luzeiro maior que preside o dia, o luzeiro menor apenas conseguindo presidir a noite.


Finalmente cabe destacar que as estrelas também não foram criadas aqui. Da mesma maneira que os demais corpos celestes já mencionados, as estrelas e os processos ligados à formação de novas estrelas, foram criados no princípio, mas foi somente durante o quarto dia que foi possível ver a luz de uma pequena parte das estrelas a partir da superfície da Terra. A composição anterior da atmosfera (expansão) impedia que tais estrelas fossem visíveis da superfície.


Note ainda que o texto diz que Deus FEZ o Sol, a Lua e as estrelas mas não diz que eles foram criados no quarto dia. Apenas menciona que Deus colocou o Sol e a Lua na expansão e que fez também as estrelas. Note que não se diz que as estrelas foram colocadas na expansão, já que a maioria delas não são visíveis a partir de nossa atmosfera.



colocou TODAS as estrelas na expansão. Menciona apenas que Ele colocou as estrelas lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.