segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Gênesis 1:26 - Disse também Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança: domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todo o réptil que se arrasta sobre a terra.

Esse verso apresenta diversos pontos que são interessantes de considerar.

1) Deus disse "Façamos".
Isso evidentemente mostra que Deus não estava sozinho ao criar os céus e a Terra. Provérbios 8:26-31 mostra que alguém executou os projetos feitos por Deus. Sendo este alguém chamado de "trabalhador perito" ou "mestre de obras" de Deus durante a Criação. Era com este mestre de obras que Deus falava quando disse "Façamos". 


Esse texto não apoia a ideia de que Deus seja uma trindade, antes mostra que havia pelo menos mais um ser espiritual, um mestre de obras na criação, alguém que foi o executor dos projetos que Deus criou. Pode ser até que vários anjos tenham estado envolvidos na construção do Universo e da Terra, assim como na construção de uma casa estão envolvidos vários pedreiros, que seguem um projeto criado  por um engenheiro qualificado e executado por um mestre de obras.



2) o homem. Aqui mostra que a criação do homem e da mulher não foi instantânea, os dois ao mesmo tempo e em um segundo por assim dizer. Deus criou o homem, o estabeleceu no Éden, fez com que o homem percebesse que precisava de uma companheira e, depois criou a mulher. 


Alguns homens até mesmo usaram erroneamente este texto para dizer que a mulher não tinha sido feita à imagem e semelhança de Deus, desconsiderando, evidentemente, o que é dito em Gênesis 1:27.



3) À "nossa imagem e semelhança". Alguns acreditam que essa frase significa que Deus tem um corpo semelhante ao do homem e que isso significa ser a imagem e semelhança de Deus. Outros ainda acham que essa frase prova que temos uma alma, e que é ela que nos torna semelhantes à Deus.


No entanto, sermos criados à imagem e semelhança de Deus significa que temos as mesmas qualidades que Ele. Qualidades tais como amor, poder, sabedoria, senso de justiça, criatividade, consciência, entre outras. Por causa do pecado hoje não refletimos perfeitamente a imagem de Deus, segundo a qual fomos criados. A Bíblia nos incentiva a moldar nossa personalidade para refletir mais de perto a imagem de Deus.


4) Domine ele:
alguns usam este trecho para justificar a crueldade contra os animais. Evidentemente, Deus não concorda com tal atitude. Esse domínio significava cuidar da Terra e tomar conta da vida existente sobre ela. Não significava explorar os animais e o meio ambiente de forma egoísta, achando que tudo tinha sido dado ao homem para fazer o que bem entendesse.


Assim como um senhorio exige que o inquilino devolva a casa que alugou em boas condições e cobra qualquer prejuízo que tenha tido neste sentido, Deus também exigirá prestação de contas pelo mal uso que o homem tem feito do planeta. (Apocalipse 11:18)



Alguns afirmam que seria impossível Deus ter dado esta ordem ao homem, já que os animais foram criados antes do homem. Mas é claro que tal ordem somente se aplica a partir da criação do homem e não antes dela.


5) Todo réptil que se arrasta sobre a terra:
  Esse trecho mostra que a serpente, incluída entre os répteis da terra, já rastejava, mesmo antes do pecado humano, de modo que a ideia de que a serpente tinha pernas antes do pecado e que hoje rasteja como castigo não tem base na Bíblia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.